sábado, 29 de janeiro de 2011

Processo de Criação #12 - O Clóvis

LENDA DE CLÓVIS, O BATE-BOLA
Na Itália do século dezessete, numa cidade chamada Veneza, existia um Carnaval onde as pessoas saíam com máscaras brancas e graciosas pelas ruas acompanhadas com suas fantasias. Naquela época só eram permitidas máscaras claras, porque as escuras eram consideradas como disfarces do demônio. Numa destas festas de Veneza, três adolescentes amigos resolveram sair mascarados: Luigi, Giovani e Pedro. Eles estavam tão empolgados com a festa que beberam demais e acabaram saindo da cidade em direção a um caminho repleto de sítios e fazendas. No meio daquela estrada, Giovani avistou algo estranho num chiqueiro de porcos e disse:
- Olhem, lá:
- Parece que existe um velhinho caído no meio dos porcos!
Os rapazes aproximaram-se do lugar e viram um idoso fantasiado de palhaço, sem máscara e sem maquiagem, caído no local. Então Luigi falou:
- Este ancião está tão bêbado que perdeu a máscara e enfiou-se no chiqueiro!
- Vamos dar um susto nele?!
Assim os jovens sufocaram o pobre velhinho contra a lama. De repente, Pedro exclamou:
- É melhor pararmos com isto!
- Pois acho que este homem morreu porque o pulso dele não dá mais sinal!
- Vamos embora daqui!
Após estas palavras os adolescentes saíram correndo e voltaram ao Carnaval de rua. No meio da festa Luigi comentou, para os amigos, apontando para uma pessoa:
- Olhem aquele homem perto do carro alegórico cor-de-rosa!
- Ele parece com o idoso que estava caído no chiqueiro. Só que agora ele veste uma máscara vermelha de diabo e carrega nas mãos uma bola feita de bexiga de porco.
Desta maneira o sujeito misterioso aproximou-se dos garotos e disse:
- I am Clown ...
- I am a Hell’s Clown!!!
Giovani pediu ao colega:
- Pedro, você que é inteligente, por favor traduza o que este homem está falando!
O companheiro respondeu:
- Eu creio que ele falou em Língua Inglesa. Mas, o problema é que não sei nenhuma palavra em Inglês.
- Acho que este ser falou que o nome dele é Clóvis!!!
Naquele mesmo segundo o palhaço misterioso jogou sua bexiga suína em direção a estes rapazes. Assim surgiu uma nuvem de fumaça branca e eles desapareceram. A multidão pensando que a mágica fazia parte do espetáculo aplaudiu o número.
A partir daquele dia, este ser misterioso, com sua máscara demoníaca acompanhada da sua bola de porco, passou a aparecer nas festas de rua do Carnaval de Veneza. Pouco a pouco as pessoas começaram a admirar o seu traje e por isto algumas passaram a se vestir igual a esta criatura nos bailes carnavalescos. Deste jeito esta fantasia passou a ser chamada de Clóvis, pois foi derivada da palavra Clown, que significa palhaço em Inglês. A tradição carnavalesca deste traje foi trazida, no século dezenove, pelos europeus ao Rio de Janeiro e dura até os dias atuais. As pessoas usam o traje de Clóvis pelas ruas com o objetivo de representar a alma do Palhaço assassinado que até hoje, procura pelos seus algozes na época carnavalesca.



CARNAVAL, BEXIGA, FUNK E SOMBRINHA

Duração:
63 minutos (1 hora e 3 minutos)
Gênero:
Documentário
Direção:
Marcus Vinícius Faustini
Ano:
País de origem:
BRASIL


Uma radiografia do trabalho feito pelos mais de 70 grupos de clóvis, ou bate-bolas, existentes na zona oeste  do Rio de Janeiro. Ao mesmotempo em que mantêm viva a tradição do Carnaval de rua, os gruposlevam às últimas consequências os preparativos  para a festa, que têminício 361 dias antes da saída dos blocos.












Nenhum comentário: