domingo, 26 de agosto de 2012

Cinco Anos de CTM


Em setembro de 2012 o Coletivo Teatro da Margem completa um novo ciclo, de “mão aberta” com todos os cinco dedos, cinco atividades para comemorar seu aniversário de cinco anos.
Nesses cinco anos foram montados cinco espetáculos [Canoeiros + Saga + Elas + Objetos + Memorial] e criadas cinco performances [Corpos + Cadeiras + Lavação + Canibália + Território], que nos levaram a diversos festivais de teatro pelo Brasil, fazendo o CTM circular pelos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Rondônia.
Para comemorar esse percurso inscrito na genealogia do grupo convidamos todos nossos amigos, parceiros, velhos conhecidos e novos desconhecidos a soprar com a gente essas cinco velinhas.


CONFIRA A PROGRAMAÇÃO


Inscreva-se: http://migre.me/arL2e

A história do CTM começa lá em 2007 quando um grupo de pessoas ávidas pela criação resolve imergir nas águas do Rio Araçuaí em busca de sensações e imagens que as alimentassem para um novo processo de montagem. Dessa conjunção de pessoas e experiências acerca do Rio no Vale do Jequitinhonha, nasce o primeiro espetáculo do Grupo, o “Canoeiros da Alma”. Espetáculo que coloca em prática a pesquisa do grupo acerca dos Viewpoints como elemento no processo de criação do espetáculo.

Os Vps tratam-se de conceitos elaborados originalmente por Mary Overlie durante a década de 70 e propõe uma estrutura para a improvisação da dança com base no tempo e no espaço dividida em seis elementos – Espaço, Forma, Tempo, Emoção, Movimento e História.
Subseqüentemente, seu trabalho influenciou diversas gerações de artistas do teatro. Em 1987, as diretoras Tina Landau e Anne Bogart (SITI Company) encontraram-se e trabalharam extensivamente, experimentando os Viewpoints teatralmente e reinterpretaram gradualmente os seis Viewpoints de Mary Overlie a nove Viewpoints Físicos (Relacionamento Espacial, Resposta Cinestésica, Forma, Gesto, Repetição, Arquitetura, Tempo, Duração E Topografia) e cinco Viewpoints Vocais (altura, volume, timbre, aceleração/desaceleração e pausa).

Ano mais tarde, em 2010, o CTM volta a olhar para o chão onde pisa e desejosos por uma nova investigação artística resolvem imergir novamente nesse solo, mas buscando uma Minas Gerais mais próxima e mais vertical. Fixa sua bandeia e monta sua barraca naquele terreno que antes denominava-se Sertão da Farinha Podre e com base em documentos históricos e registros da história local edificam seu novo trabalho “A Saga no Sertão da Farinha Podre”. Nesse momento desvelam como o processo de criação a partir dos Viewpoints possibilita uma prática de criação para a rua, e incorporam o ambiente urbano ao fazer desses corpos.
A proposta dessa oficina é dividir com os participantes uma prática de improvisação e composição pautada em nossas experiências com os Vps desde um primeiro momento voltado para o entendimento dos conceitos, passando pela apreensão e pessoal e coletiva, e culminando na exploração desses na rua.

Para se inscrever acesse o formulário: http://migre.me/arL2e


QUANDO: 07 a 09 de Setembro (Sexta a Domingo [Feriado]), das 15h às 19h
ONDE: Estúdio Uai Q Dança - Rua Felisberto Carrejo, 386, Bairro Fundinho





Esse ano, dando continuidade e corpo ao desejo do grupo em levar nosso trabalho para a periferia [Margem] da cidade de Uberlândia faremos apresentação do espetáculo de rua “A Saga no Sertão da Farinha Podre” no Bairro Marta Helena. Esta será nossa segunda experiência de apresentação em bairro periférico da cidade, ainda nesse ano tivemos a oportunidade de realizar apresentação no bairro São Jorge pelo projeto Boca de Cena.
Percebemos que nesses locais o contato com o publico é muito mais estreito, por esse motivo também o deve ser sua divulgação, portanto pedimos a todos que possuam amigos e/ou familiares no bairro Marta Helena que nos ajudem a divulgar e compartilhar essa informação para que ela se espalhe e seja de conhecimento do maior número possível de moradores do bairro. Contamos com sua colaboração.
QUANDO: 16 de Setembro (Domingo) às 17h
ONDE: Praça Lopes Trovão, Bairro Marta Helena

E MAIS SAGA

Uma segunda apresentação do espetáculo “A Saga no Sertão da Farinha Podre” acontecerá no projeto Arte da Praça, evento já bastante conhecido pelo público da cidade, e abrirá a programação de dois dias precedendo grandes shows de artistas convidados.
ONDE: Praça Sergio Pacheco
QUANDO: 22 de Setembro (Sábado) às 16h





Memorial de Silêncios e Margaridas, unipersonal de Narciso Telles, segue esta linha de trabalho e aciona como material de composição os escritos de Eduardo Galeano e narrativas de torturados e torturadores dos anos de chumbo no Brasil. O espetáculo reconstrói a memória social deste período histórico, evocando vozes e silêncios.

ONDE: Palco de Arte do Uai Q Dança – Rua Felisberto Carrejo, 386, Bairro Fundinho
QUANDO: Dia 22 de Setembro (Sábado) às 20h





O CTM pretende todos os anos comemorar seu aniversário compartilhando de seu trabalho e estabelecendo proximidade com grupos e artistas amigos, para tanto convidamos grupos da cidade para participarem da Oficina de Viewpoints, para um contato de prática mais estreito e também entramos em contato com grupos de fora e da cidade que pudessem se interessar em compor com nossa programação.
O Grupo Galhofas se interessou e nos presenteará com sua performance “Carga e descarga”. O grupo possui sede em Uberlândia-MG e em Descalvado-SP, realizou montagens em gêneros diversos – teatro infantil, teatro do absurdo, contação de história, musical e teatro clownesco. Atualmente, o núcleo de Uberlândia (MG) do grupo, realiza a circulação da montagem “O Defunto” para o público adulto.
“Carga e Descarga” traz o ser humano como produto do meio. O homem é despejado na sociedade, descarregado na convivência humana, a qual se torna desgastada e mecânica. Performers: Aline Jorge, Bárbara Lamounier, Felipe Braccialli, Felipe Casati, Gabriel Pazotto, Mariana Montezel e Talita Valarelli.

ONDE E QUANDO: Dia 21 de Setembro, a partir das 16h, saindo da Praça Tubal Vilela





APOIO MAIS QUE ESPECIAL

Nenhum comentário: